Faltando menos de 30 dias para término do prazo do CAR/MS, Sistema Famasul intensifica ações informativas

A menos de 30 dias para o término do prazo para o preenchimento do CAR/MS – Cadastro Ambiental Rural, e até o momento apenas 17,5% das propriedades rurais já foram cadastradas. O número é alarmante e preocupa o setor produtivo. Para modificar este cenário, o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS está realizando uma série de palestras no interior do Estado.
O circuito informativo começa em Aquidauana, na próxima segunda-feira (11), a partir das 19h, na sede do sindicato rural do município. No dia 14 de abril é a vez de Brasilândia, às 8h e, no dia 29 de abril, a equipe formada por técnicos do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural e do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul,  abordará o tema em Água Clara, a partir das 13h. Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul e do Brasil têm apenas até o dia 05 de maio para se regularizar, como prevê o novo Código Florestal Brasileiro.
Na avaliação da consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho, o evento oportuniza que os produtores rurais tirem todas as dúvidas sobre o tema, considerando que falta pouco tempo para o término do prazo. “Quando o assunto é o CAR/MS, nossa orientação principal é cautela, em dois quesitos: primeiro, não deixar para última hora, próximo do prazo final. E, segundo, tomar cuidado com todas as informações cadastradas, consultando sempre um profissional habilitado”, orienta. O preenchimento do CAR/MS é obrigatório e o responsável pelas informações na inscrição é o produtor rural.
 
Sistema Famasul – Além do circuito de palestras no interior do Estado, o Sistema Famasul realiza outras ações referente ao CAR. A primeira é o cronômetro no portal da instituição (www.famasul.com.br), onde os internautas  têm acesso a uma contagem regressiva do prazo para a inscrição.
 O Sistema Famasul divulgou também em seu portal de informações a cartilha Perguntas e Respostas – Novo Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural (acesse:http://zip.net/bdszj8), com objetivo de esclarecer as dúvidas dos produtores rurais sobre o preenchimento do CAR/MS . A cartilha, o cronômetro e as palestras são ações do programa Radar Ambiental.
Sobre o CAR – Para cadastrar suas informações, o produtor rural de Mato Grosso do Sul deve utilizar o CAR-MS, que é integrado ao SICAR, no qual deverá apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no Estado. O sistema já  está disponível para inscrições no site do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS (http://www.imasul.ms.gov.br/). O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental, financiamentos e até mesmo restrições na comercialização.
Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.
O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.
Fonte: Famasul

About Bárbara Faria